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terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Teorias da Aprendizagem Humana


O mundo de hoje tem a oportunidade de utilizar as novas tecnologias como forma de favorecer o sistema educativo, tornando mais eficiente a transmissão de conteúdos escolares e então a apreensão de novas aprendizagens dos alunos. É necessário desde logo conhecer os factores relevantes e essenciais que favorecem a aquisição de conhecimentos ao ser humano, como se processa a sua aprendizagem, assim se pode utilizar de forma adequada a pertinente as tecnologias para ir ao encontro da especificidade do ser humano enquanto ser racional.

Existem inúmeras formas das pessoas aprenderem, no entanto nem todas as pessoas ‘aprendem melhor’ da mesma forma, ‘não há receitas’, pode-se sim contactar e enumerar alguns factores transversais que favorecem a aprendizagem humana como forma de ‘guiar’ o ensino que lhes é facultado.

A transmissão de ideias e conteúdos pode ser feita de inúmeras formas, os alunos captam esses estímulos através dos seus órgãos sensoriais, que no entanto sabe-se que têm capacidade limitada nessa captação bem como no seu processamento e armazenamento em termos mentais. Cria-se assim a necessidade de seleccionar e conjugar as informações mais pertinentes a serem apresentadas, de forma a garantir uma maior eficiência do processo de ensino – aprendizagem, onde os alunos captam, processam e apreendem aquilo que se pretende da forma como se pretende, é aqui que as novas tecnologias podem e devem de ser bastantes úteis ao serviço dos professores, visto que permitem favorecer a qualidade dos ensinamentos propostos, das ideias expostas, dos estímulos e sua organização que são apresentados.

Antes de tudo devemos de saber em primeiro lugar o que é que vamos querer ensinar? Os fins portanto, depois os meios que posso utilizar para atingir esses fins? E ainda a que se destina esse processo? São um conjunto de interrogações que devem desde logo ser respondidas com intuito de formular o processo de aprendizagem. Assim podemos afirmar que cada processo de ensino criado, cada forma de ensinar, cada meio criado para o fazer é algo único! Pois dependendo do contexto, meios disponíveis e população alvo, será único um método que é mais adequado e então especifico, para facultar as aprendizagens pretendidas.

Em termos de experiencias pessoais posso dizer que a objectividade e clareza nos conteúdos apresentados são a base para um maior interesse, percepção e interpretação desses conteúdos por parte dos alunos. Em muitos momentos me revejo enquanto aluno, quando se fala em falta de objectividade e perceptibilidade das matérias leccionadas pelos professores aos seus alunos, que então não entendem ou demoram a entender os conteúdos das aulas, para mim a simplicidade e nitidez como são leccionados esses conteúdos constituem um importantíssimo factor de êxito educativo, onde os alunos de imediato relacionam os conhecimentos apreendidos, com outros anteriores mas obviamente menos complexos, formulam e estruturam as suas ideias e estruturas mentais e, mais eficientemente apreendem as matérias e conceitos importantes.

AS PRINCIPAIS TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Behaviorismo; realça o comportamento do indivíduo perante um estímulo, onde são importantes as condições a que o levam a essa resposta, é nessa relação que preside a aprendizagem. Joga-se com os reforços, incentivos e punição de forma a conduzir as respostas para as pretendidas, é assim regida esta teoria por estes princípios de intervenção externa. Em termos de sistema educativo proporciona o desenvolvimento de currículos bem estruturados como forma do seu seguimento e práticas mecanizadas no processo de ensino, onde que quando uma qualquer aprendizagem requer processamentos mentais mais complexos, em que só pelo reforço e prática repetitiva não é o mais eficiente método para resolver essas questões.

Teorias cognitivas ou construtivismo; o sujeito relaciona-se com o exterior, captando os estímulos onde formula as suas próprias ideias e pensamentos, conjuga os novos conceitos com as aprendizagens anteriormente adquiridas e estruturas cognitivas já formuladas. Assim os princípios que regem esta teoria são o relacionar os estímulos novos com o indivíduo, suas experiencias anteriores e necessidades que tem (expectativas), onde este compreende e é motivado por esta relação que ele próprio estabelece. Em termos de educação a metodologia a utilizar segundo a presente teoria seria a aquisição de conhecimentos por descoberta guiada, compreendendo os valores e expectativas dos alunos e orientar o ensino para eles onde que os alunos fazem parte activa no seu processo de ensino – aprendizagem.

Teorias Humanistas; dão grande importância ao desenvolvimento dos alunos como seres humanos, enquanto formação pessoal e personalidade própria, onde as suas crenças e necessidades sustentam grande relevo em como devem de aprender, de forma individual, favorecendo-os emocionalmente, realçando a sua autonomia e auto-avaliação. Em termos de sistema educativo deverá existir um favorecimento ao ensino individualizado, com espaço para a resolução de problemas e sua avaliação em cada aluno, sendo eles a parte central no processo de ensino onde discutem e debatem criticamente os demais temas e ideias abordadas.

Todas estas abordagens à aprendizagem humana têm alto-relevo na criação de ideias em como entender as TIC como forma de meio de ensino, assim deve-se enaltecer que o mais importante é perceber o que é relevante para os indivíduos/alunos que vamos ensinar/educar, de forma a focar a sua atenção nos aspectos relevantes, pois só eles devem de ser apresentados sob forma de evitar desvio da atenção para elementos que não dizem respeito à especificidade das aprendizagens em questão. Assim as tecnologias devem de ser usadas como forma de permitirem essa associação e relevância de ideias e conceitos chave, para motivar e captar a atenção dos alunos, prestando serviço ao processo de ensino de forma útil, favorecendo os professores na eficiência da leccionação das suas aulas.

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