Powered By Blogger

Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ética e o Desporto

Numa sociedade como a actual, onde as referências e os valores escasseiam, onde cada vez mais convivemos com fenómenos de racismo, xenofobismo, guerras, violência, onde os princípios éticos são com frequência desrespeitados, e se quebram os princípios da igualdade de direitos e a garantia ao acesso a uma vida digna, torna-se imperioso reflectirmos sobre as questões relacionadas com a ética e o fair –play, nos mais diversos contextos, sobretudo no mundo do desporto, no qual certamente poderemos deixar o nosso contributo.

As referências, valores e princípios éticos escasseiam e os atletas de alta competição representam uma referência para os mais jovens, logo a luta contra a dopagem, a defesa de um desporto limpo torna-se essencial para esses atletas e o desporto em si continuar a ser visto como uma escola de virtudes na educação dos mais jovens.

Tal como nos diz Richard Osborbe “a Sociologia explica o que parece óbvio a pessoas que pensam que é simples, mas que não compreendem quão complicado é realmente". E falar de Ética é bastante difícil. Conseguir mudar comportamentos, respeitando os princípios da ética desportiva, por parte de todos os intervenientes na acção desportiva exige uma grande convergência cívica educativa e cultural pois a ética mexe com os valores de cada um e da sociedade em geral, logo, não se muda de um dia para o outro, nem com facilidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário