Powered By Blogger

Pesquisar neste blogue

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As TIC na Educação Física escolar

As TIC constituem um conjunto de potencialidades que podem favorecer o sistema educativo escolar, na medida de proporcionar aos alunos formas mais adequadas de aprendizagens nos demais conteúdos escolares. Assim é de extrema importância os docentes saberem utilizar correctamente e convenientemente as TIC no contexto educativo, favorecendo o sistema de ensino com vista às necessidades dos alunos e apresentação e organização dos demais conteúdos a leccionar.

No caso da Educação Física um factor de grande importância para o sucesso dos alunos tem a ver com a motivação e percepção de competência nas tarefas realizadas, onde as TIC constituem um útil e adequado meio para poder-se chegar a esse fim, o sucesso. Aos alunos requer-se muitas vezes o saberem executar as demais habilidades motoras leccionadas, onde as TIC podem contribuir para melhor exemplificar e percepcionar o que se pretende, devido ao maior numero de informações disponíveis, bem como as suas mais variadas formas, em que a conjugação disponível de texto, vídeos, imagens… podem constituir diversas formas de apresentação/instrução facultadas pelo professor, como também se pretende na Educação Física que os alunos apreendam teoricamente os critérios de êxito nas demais matérias leccionadas, em que com as TIC se consegue mais facilmente instruir os alunos acerca desses conteúdos. Assim as TIC na Educação Física, minha disciplina, são usadas como forma de melhor apresentação e estruturação dos conteúdos teóricos, como por exemplo a apresentação de vídeos, imagens e textos relacionados e conjugados com fim à explicação de um qualquer conteúdo escolar, também em termos práticos podem ser usadas execuções exemplares de atletas com forma demonstrativa nas diversas modalidades desportivas, onde os alunos podem mais eficientemente e correctamente apreciar essas execuções.

As TIC têm vindo a ter grande impacto na Educação Física, actualmente é possível abordar qualquer tema e modalidade desportiva onde os alunos têm facilmente acesso a visualizar esquemas, representações, vídeos, imagens, noticias, debates etc. nas aulas e fora delas, existindo uma maior divulgação social desses conteúdos que são abordados e requeridos nas aulas, o que vem suscitar mais interesse e motivação aos alunos, na medida de corresponderem com os objectivos propostos nas aulas. Assim com o avanço das tecnologias é facilitado o trabalho de pesquisa aos alunos, o trabalho de demonstração e apresentação dos conteúdos aos professores.

Os professores e alunos conseguem hoje em dia conjugar diversos materiais e formas de tecnologias modernas que os possibilitam estruturar melhor os conteúdos a leccionar, visualizar de forma mais específica, adequada e clara todas as habilidades e critérios que, na teoria como em execuções práticas conseguem ser mais coerentes e precisos. Os alunos por si só podem aceder a diversas formas de ensino, fora e dentro do contexto de aula, como forma de complemento a algum assunto menos bem esclarecido pelo professor, utilizando por exemplo todos os recursos disponíveis na internet, também o professor deve ‘aproveitar’ este meio de ensino para potenciar as aprendizagens dos seus alunos, com tarefas de casa, onde os alunos são solicitados a pesquisar e aumentar o seu interesse pessoal nos demais temas abordados nas aulas.

Utilizando as TIC os professores podem complementar as actividades propostas aos alunos em relação às que se faziam tradicionalmente, na medida em que devem facultar novas formas e recursos de aprendizagem com vista à melhor adequação ao contexto envolvente e características das turmas. O que se sucede normalmente, com o aparecimento das novas tecnologias, é que os recursos e estratégias de ensino disponíveis conseguem superar as tradicionais, então existe muitas vezes uma substituição destas, onde os objectivos a ter e conteúdos abordados são os mesmos, mas devido ao seu uso constituir uma mais-valia educativa, é mais eficaz, pois bem, as actividades propostas muitas vezes vêm a ser diferentes.

As mais-valias educativas com o uso das TIC na Educação Física consistem na melhor exemplificação das matérias e tarefas leccionadas, de forma mais clara e objectiva, mais diversificada, onde que desperta mais interesse e motivação aos alunos, que dispõem facilmente de muitas e variadas informações de forma autónoma, em que o professor dispõe de mais e melhores recursos educativos para formular estratégias adequadas às características do contexto em que lecciona e dos seus alunos.

O uso das TIC vem inovar a forma do ensino típico da Educação Física, pois aumenta as possibilidades de acção nos diversos recursos educativos, por parte do professor e dos alunos, disponibiliza grande e variado numero elementos informativos, que podem e devem de ser consultados/usados pelos agentes do sistema educativo a fim de melhorar as condições e intuitos do processo ensino – aprendizagem. Assim a cultura de ensino e aprendizagem encontra-se em fase de grande mudança relativamente ao que tipicamente era feito, com as possibilidades de acção a aumentarem por parte dos agentes educativos, com o uso das TIC, que de forma adequada devem de ser usadas pertinentemente, onde é fundamental os professores conhecerem essas possibilidades de acção, saberem manejar esses recursos de forma correcta e adequada ao melhoramento do processo de ensino.

Sem comentários:

Enviar um comentário